MOSTRA – Elenir de Oliveira Teixeira foi orientada por grandes nomes das artes plásticas, como Di Cavalcanti, Domenico Lazzarini, Tarsila do Amaral e Noemia Mourão
O Espaço Gabinete de Leitura apresentará a partir do dia 6 de fevereiro a exposição ’60 Anos de Pintura’, com obras da artista plástica Elenir de Oliveira Teixeira, de 75 anos, moradora de Itanhaém. A cerimônia de abertura será às 19 horas, na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro Histórico.
A mostra conta com 20 quadros de um acervo da artista de 300 obras pintadas ao longo de 60 anos. A profissional foi orientada por grandes nomes das artes plásticas como Di Cavalcanti, Domenico Lazzarini, Tarsila do Amaral e Noemia Mourão. O autor literário Oswald de Andrade teve grande participação e foi considerado um dos pilares de sua carreira.
As obras já viajaram o mundo e, em 1970, foi homenageada pelo escritor Oswald de Andrade Filho ao compará-las a grandes nomes das artes plásticas e literatura brasileira: “Fora com os preconceitos contra a gostosa arte brasileira. Nossa realidade é essa, é o cinema com ‘Macunaíma’, com ‘A hora e vez de Augusto Matraga’. É Tarsila, é Di Cavalcanti, é Mário de Andrade, é Guimarães Rosa, é Theodoro Nogueira. E hoje, também é Elenir”, texto produzido por Oswald de Andrade Filho há mais de 40 anos.
Uma carreira que rendeu a pintora 34 premiações e mais de 60 exposições, passando pelo Rio de Janeiro, Santos, Aracajú, Ribeirão Preto e Goiânia. As obras também estiveram presentes em Mônaco, Nova York, Chile e Barcelona.
Após a cerimônia, a mostra permanecerá aberta para visitação até 21 de fevereiro, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no Espaço Gabinete de Leitura.